quinta-feira, 5 de abril de 2018

Prisões de Lula; A primeira como tragédia e a segunda como farsa


Leondidas Júnior – Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense




“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.” Karl Marx cravou tal expressão no livro o Golpe do 18 Brumário de Luís Bonaparte.
Sei que para um Historiador, aliás para um “jovem Historiador” como eu, posicionar-se politicamente é algo mal visto pela maioria dos pares acadêmicos, existe ainda uma concepção reacionária, fictícia de que o intelectual deve viver em uma torre de marfim, como ironizava Milton Santos, e apenas de lá olhar para baixo, sem se “contaminar” por paixões. Pura besteira e ilusão, esquecem-se de que Max Weber foi um homem da política filiado a um partido e membro do parlamento Alemão, Michel Foucault (pasmem para alguns) era membro das fileiras do Partido Comunista Francês, o maior historiador brasileiro de todos os tempos, na opinião de um pseudo-marxista como eu, e de um Pós-estruturalista como Leandro Karnal, foi Sérgio Buarque de Holanda, fundador do Partido dos Trabalhadores.
Superado a idéia do intelectual que não pode tomar partido, volto para uma espécie de carta aberta que escrevo a quantas pessoas puderem ler, chamo esse texto de carta não pelo seu formato, mas pelo que me lembro de já ter lido algum Francês que não me lembro o nome nem o livro agora,mas que afirmou “Uma carta se escreve, quando não se pode falar, mas também não se pode calar.”
Essa sensação, de nó na garganta, de aperto, de cabeça baixa, de descrédito total, pessimismo realista nos rumos jurídicos e políticos deste país, acredito que seja de uma grande maioria da juventude, claro uma juventude que não mergulhou no discurso proto-fascista e nem no outro lado que acredita em liberal que trabalha em repartição pública, ou que pede empréstimo do BNDES para expandir seu Capital.
Esse sentimento de tristeza, de desilusão, não é, definitivamente para aqueles felizes no parque, que acreditam em heróis de toga que só dão entrevistas a turma da Globo News.
O sentimento de tristeza é pra quem entendeu que estamos passando ciclicamente por tragédias e farsas, Getúlio – Goulart, Goulart- Dilma, Lula 1980 – Lula 2018, PCB – PT .
Lula foi preso na época da Ditadura Civil-Militar, e aquele fato estava ligado a época a uma tragédia mais ampla, restrição das liberdades individuais, proibição da autonomia sindical, vigilância sobre a auto-organização dos trabalhadores, tortura institucionalizada pelo Estado, apoiada por setores da burguesia nacional e internacional (pesquisem Operação Bandeirantes no google)
Em 2018, Lula foi condenado a prisão por um magistrado que demonstra baixíssima capacidade intelectual, que apresenta como prova matérias da Folha de São Paulo(Tragédia), e de O Globo(Farsa), além de ter uma estreita relação com setores mais conservadores da sociedade, em outras palavras e no bom português nordestino, trata-se de um “Tucano fino”.
Eu peço perdão mas não vou nem comentar a questão da inexistência de provas para condenação de Lula, chega a ser vergonhoso para a galerinha de Curitiba, Lula pedir “apresentem uma prova, mostrem por favor..”
O julgamento do TRF 4, em Porto Alegre, para mim, Professor do Ensino Superior, fica bastante claro, que os 3 colegas de toga, não leram o texto, digo isso por que sei quando meus alunos não leram o texto que é pra ser discutido em sala de aula, e ficam divagando sobre outros assuntos ou inventam uma complexidade inexistente para justificar a ausência de leitura. Acredito piamente que a turma do TRF 4 estava pouco se importando, apressaram em tempo recorde o julgamento por que o resultado já estava decidido, talvez desde que sabiam que teriam a oportunidade de julgar Lula.
Nosso STJ, se apequenou e rapidamente passou a bola para quem tinha mais cacife para decidir tal pecha, ora contestar o STF? Quem faria tal coisa?
Por fim a nossa suprema corte... Aqui sim, uma enorme F A R S A, uma farsa articulada meticulosamente, claro “Com supremo e com tudo.” (JUCÁ, Romero; 2016). E também com direito a prestação de contas a turma da Globo News.
Carmem Lúcia em meu entendimento protagonizou a farsa de maneira sublime, ao separar o tema da segunda instancia do Habeas Corpus de Lula, a farsa se montou, uma movida no xadrez infalível, Carmem em outras palavras disse “Vocês estão com a faca no pescoço, se inocentarem o Lula, o movimento Bunda Libre, o Alexandre Frota, a turma dos liberais que querem financiamento do Estado, além da Globo, e o General maluco vão pegar vocês!”
A farsa se mostrou também no voto da Ministra Rosa Weber, que proferiu um voto confuso, deixou a entender que era contra a prisão em segunda instancia, mas que não daria HC a Lula. Farsa. Farsa. Farsa. Jogada de Mestre de Carmem Lúcia, se a pauta fosse correta, julgamento do mérito da constitucionalidade da prisão em segunda instancia(o que é sabidamente inconstitucional) junto ao pedido de HC da defesa de Lula, O presidente teria tido êxito, entretanto o Dr. Moro em mais uma farsa, sem esperar o término de alguns recursos cabíveis a outros instancias inferiores ao STF decreta a prisão de Lula.
Mas a farsa continua, fazendo um exercício de futurologista, o Min. Dias Tofolli assumirá a presidência do STF em Setembro, e pautará a questão da segunda instancia, provavelmente o voto de Rosa Weber irá mudar, assim Lula foi preso, será solto mas não poderá ser candidato, a prisão em segunda instancia cai, Aécio sorrir, Temer é melhor não sorrir né... mas comemora, Jucá celebra o acordo. E Palmas, palmas...
Espero estar enganado, espero conseguirmos quebrar as farsas, lembro da música do Belchior; “Não cante vitória muito cedo não, nem leve flores para a cova do inimigo, que as lágrimas dos jovens são fortes como um segredo, e podem fazer renascer um mal antigo.”
PS; Vou votar em Ciro Gomes ou no Guilherme Boulos, mas defendo o direito de Lula se candidatar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Os comentários são livres e jamais censurados, faça um bom proveito. Ou não.